quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sequência didática a partir de livro

Pensando no trabalho da alfabetização e lendo o material de CAMINI e PICCOLI, resolvi postar sobre trabalhar com o texto, a produção textual.

Ao iniciar um trabalho ou uma sequência didática pode-se escolher partir de um livro. Recentemente trabalhei com o livro Irmãos Gêmeos, que além dos conteúdos de grandezas e medidas e os valores nas relações entre irmãos é possível trabalhar a produção textual com os pequenos. O livro conta a história de dois irmãos que são gêmeos que discutem por tudo pois constantemente acham que o outro está em desvantagem em relação a ele. Para desenvolver a sequência iniciei com a leitura do livro apontando para as situações problemas que surgiam, depois dessa roda foi realizada de forma simples as comparações apontadas pelos irmãos, como a quantidade de farinha, de massa e de líquido. Num outro momento os alunos foram medidos com fios de barbante que foram colados num papel para a confecção de um gráfico de altura onde eles mesmos mediram seus fios com fita métrica e anotaram suas medidas junto ao fio colado. Após essa atividade partimos para o outro conceito, de volume, onde as crianças preparam suco e esse foi despejado em copos de 200 e 300 ml; ambos com a mesma quantidade mas devido a forma diferente do copo dava a impressão que um tinha mais que o outro, foram feitas as comparações para testar a veracidade, como última atividade matemática foi mostrado a balança de comparação onde com duas bolas de massa de modelar com formatos diferentes, foi pedido as crianças que apontassem qual elas achavam que era mais pesada e para comprovar as hipóteses foram pesadas na balança. Para finalizar a sequência solicitei para as crianças que redigissem uma carta como se fossem um dos irmãos pedindo desculpas pelo mal comportamento. Dentro dessa produção foi possível escolher uma para fazer uma correção coletiva apontando as maiores dificuldades do grupo e voltando para a construção de palavras que alguns ainda
 não conseguiam perceber sua escrita correta.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho realizado! Esse livro é muito legal e proporciona um trabalho diferenciado em sala de aula que agrada bastante aos alunos.

    ResponderExcluir