As atividades dentro da sala de aula precisam seguir uma sequência didática com um tema norteador; exemplo disso está no livro Alfabetização: um processo em constução de Maria de Fátima Russo nas páginas 160 a 169, onde a autora aponta para se trabalhar a palavra visando a produção textual. Ela pressupõe de 4 momentos para essa sequência, onde inicia com a leitura do texto "O rato roeu a roupa do rei de Roma", após a leitura do texto, fazer dramatização, banco de palavras, sequência dos fatos do texto. Num 2º momento trabalhar a formação da palavra RATO, pode se trabalhar com alfabeto móvel e construir a partir das próprias letras de RATO outras palavras como ATOR, ROTA, TORA entre outras variações até mesmo com as sílabas, nomes de alunos com a letra R e outras sugestões levantadas pelos alunos com as sílabas RA e TO; procurar em revistas as letras que formam RATO, contar número de letras e sílabas. No 3º momento os alunos juntamente a professora selecionarão uma frase com a palavra RATO para escreverem, pode-se primeiramente deixar que tentem e depois montar na lousa ou num cartaz a frase sugerida. Para fechar a sequência pode-se elaborar um livro com sequência de gravuras que contem a história. Para construir o livro é preciso trabalhar a capa, numeração das páginas, sequência das gravura e as frases condizentes com cada parte da história.
Para o trabalho ficar mais rico é possível associá-lo ainda com a dobradura do rato e trabalhar as formas geométricas, esuqema corporal - para montar a cabeça, corpo, patas e o rabo; pode-se ainda desenvolve o tema junto a animais prejudiciais a saúde.
Até a próxima...
Estamos atualmente imersos em tantas teorias sobre a alfabetização que ficamos desnorteados sobre como proceder. Se ainda não bastasse falta ainda as estratégias e as atividades que visem cada nível de escrita. Nossa intenção é somente ampliar esse conhecimento e ajudar a entender as novas propostas para as crianças em fase de alfabetização nos 1ºe 2º anos do ensino fundamental.
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